Criar Ponto de Luz

23/07/2011

Ascenda as luzes no Photoshop e contribua para um planeta mais limpo e sustentável.


Efeitos de luz são sempre bem-vindos em nosso repertório, afinal, nunca se sabe quando será preciso usá-los, sem mencionar que podem salvar vidas na hora do “aperto”.
Nesse tutorial, embora usadas para criar o ascendimento surreal duma lâmpada, as técnicas apresentadas vão, sem sombra de dúvida, ajudá-lo a tornar suas imagem muito mais interessantes e você vai ver como é possível criar novos pontos de luz a partir do zero.
O processo é bem simples e podem ser aplicados rapidamente nas situações urgentes do dia-a-dia. Siga os passos e veja como é possível dominar a luz!

 
 
Essência

Nível: Intermediário
Tempo: 1 hora
Versão: CS5
Recursos: Ferramentas Healing Brush, Clone Stamp, Gradient e Brush, grupos de camadas, Camadas de ajustes e de preenchimento, filtro High Pass, blend modes.
Ref.: 245929 -http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=245929

Novas habilidades:

Efeitos de luz
Ajuste Levels
Ajuste Photo Filter

1. Retoque

Depois de abrir a imagem e dar uma boa olhada nela você perceberá que existem alguns brilhos e reflexos no bulbo da lâmpada. Como eles certamente irão afetar o resultado final de nosso trabalho é melhor removê-los. Para isso, crie uma nova camada com o nome ‘Retoque’ e, usando a Clone Stamp tool com sua opção Sample ajustada em Current & Below, faça as modificações necessárias. Caso queira, também é possível usar a ferramenta Healing Brushpara esse trabalho. Ajuste sua opção Sample da mesma forma.

 

2. Circular

Clique no botão Create New Fill or Adjustment Layer na base da paleta Layers e escolha a opçãoSolid Color e escolha preto como cor de preenchimento. Selecione a Gradient tool, mude sua cor de primeiro plano para preto e escolha o degradêForeground to Transparent. Ajuste ferramenta paraRadial Gradient na barra de opções e faça um degradê na máscara da camada de preenchimento recém-criada. Comece o degradê no centro do bulbo da lâmpada.

 

3. Linear

Duplique a camada de preenchimento criada no passo anterior e pinte sua máscara de branco. Ajuste a ferramenta Gradient para Reflected Gradient e faça um degradê na máscara. Novamente use o centro do bulbo como ponto de partida. Renomeie as camadas como ‘Degradê Circular’ e ‘Degradê Linear’ de acordo com seus conteúdos. Mude seus Blend Modes para Linear Burn e mude a opacidade da camada ‘Linear’ para 40% e da ‘Circular’ para 80%.

 

4. Photo Filter

Clique mais uma vez no botão Create New Fill or Adjustment Layer na base da paleta Layers, mas dessa vez escolha a opção Photo Filter e ajuste-o assim: Filter Warming Filter (81), Density 100% e ative a check box Preserve Luminosity. Então, mude seu Blend Mode para Screen.

 

5. Levels

Crie uma nova camada de ajuste Levels da mesma maneira e ajuste-o dessa forma: Input Shadow 5,Input Midtone 0,60, Input Highlight 255, Output Shadow 15, Input Highlight 215. Mude o Blenddessa camada para Luminosity. Dessa forma deixamos a imagem pronta para receber os efeitos de luz. Escurecendo o fundo e usando os degradês criamos um ponto de interesse na imagem e uma sensação de suave luminosidade.

 

6. Pastas e organização

Pode ser uma boa ideia organizar as camadas em pastas (Groups). Para isso, selecione as camadas de degradê usando a tecla Shift e tecle Cmd/Ctrl+G. Nomeie a pasta de acordo com seu conteúdo. Faça o mesmo com as camadas usadas para ajustes e retoque.

 

 

7. Pasta mágica
Crie uma nova pasta e dê-lhe o nome de ‘Luz’. Mude seu Blend Mode para Vivid Light e posicione-a abaixo da pasta que contém os degradês e acima do retoque. Para criar os efeitos de luz que desejamos criaremos camadas dentro dessa pasta e pintaremos com a Brush tool algumas áreas de branco. Usaremos pincéis redondos e macios de diversos tamanhos com opacidades inferiores a 10%.

 

8. O filamento

Então, numa nova pasta, desenhe o filamento da lâmpada. Nessa parte (e só nessa parte) você deve usar a opacidade da Brush tool em 100%. Aproveite para iluminar levemente as hastes (lembre-se de reduzir a opacidade da ferramenta).

 

9. Por partes
Agora ilumine todas as partes que receberão a luz do filamento (desde o contorno do bulbo até a parte interna da base da lâmpada e o dedos. Faça o trabalho por partes, quero dizer, use uma camada para cada parte a ser iluminada. Dessa forma, você terá mais controle do efeito podendo mudar as opacidades das diferentes camadas para adequá-las às diversas intensidades de luz.

 

10. Mais forte
Precisamos de uma luz mais intensa perto do filamento. Então crie um grande círculo de luz a sua volta. Se quiser, pode usar a ferramenta Gradientoutra vez. Ajuste a opacidade da camada para que a luz não “estoure”.

 

 

 

11. Toque final
Uma vez contente com o resultado, tecleCmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para criar uma nova camada com todo o progresso feito até agora. Apenas as camadas visíveis serão mescladas nessa nova. Com essa nova camada selecionada vá a menu Filter>Other>High Pass.

 

 

12. Reforçando
Ajuste o Radius do filtro High Pass em 60 pixels e clique em Ok. Tecle Cmd/Ctrl+Shift+U para remover a saturação da camada e mude seu Blend para Vivid Light e ajuste a opacidade conforme seu gosto. Agora é só salvar seu arquivo.

 

 

 

fonte: http://www.photoshopcreative.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comments