Liquify – Ferramenta Mágica

23/07/2011

Se você precisa dar uma injeção de ânimo ou mudar o humor do modelo em suas fotos, seus problemas acabaram. Liquefaça!


O filtro Liquify do Photoshop é uma espécie de aplicativo com suas próprias ferramentas
dentro do Ps e trabalha realmente liquefazendo as imagens. Dentro de seu painel é possível alterar a posição dos pixels e modelar a imagem sem criar ‘buracos’ nas camadas.
É a ferramenta ideal para quem precisa engordar ou emagrecer alguém, mudar uma expressão facial e remodelar volumes. Mas tome cuidado, mudanças muito bruscas podem acabar destruindo sua imagem. Para certas alterações você ficará totalmente à mercê de sua imagem, nem todas permitem mudanças radicais, então, escolha-as bem e respeite-as!
Falando em respeito... é preciso levar essa questão em conta quando se trabalha com o Liquify. Pessoas podem se sentir ofendidas por terem suas imagens alteradas ou mesmo enganadas (e, dependendo do caso, com razão) pelo trabalho de edição. Fora isso, muita coisa divertida pode surgir, então... Liquefaça!

Essência

Nível: Intermediário
Tempo: 1,5 hora
Versão: CS5
Recursos: filtro Liquify.
Imagens: Stock.XCHNG
Ref.: 1107722 - http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=1107722

Novas habilidades:

Remodelagem de volumes

1. Segurança
Depois de uma boa olhada nas opções e escolher uma imagem onde o modelo tem uma expressão mais suave e, por consequência, de mais fácil edição, abra a imagem no Ps. Para garantir que as coisas corram bem, duplique a camada ‘Background’ (Cmd/Ctrl+J), assim matamos dois coelhos com uma só paulada: Temos um becape (extremamente útil nesse caso) e uma referência de antes e depois.

2. Conheça a ferramenta
Devido à sua complexidade, esse filtro é aberto numa janela específica a qual contém suas próprias ferramentas. Elas se encontram à esquerda da paleta e, no painel à direita, suas opções. Você pode ver como suas alterações são calculadas pelo Photoshop ativando a check box Show Mesh. Inclusive, é possível salvar ou carregar Meshs. Ativando a opção Show Backdrop, você pode comparar a imagem alterada com a original. Para abrir essa janela vá a menu Filter>Liquify.

3. Proteja os olhos
Para garantir que o desenho os olhos não fiquem ovalados ao final do processo, é altamente recomendável que você os proteja. Para isso, selecione a ferramenta Freeze Mask tool (‘F’) e pinte a região que deseja isolar. Pare o mouse por alguns instantes sobre as ferramentas para conhecer seus nomes.

4. Comece a modelar
Agora selecione a Forward Warp tool (‘W’) e, cautelosamente, comece a remodelar o rosto da modelo. Melhores resultados são obtidos com pincéis grandes. Afastei e levantei um pouco as maçãs do rosto, reduzi a ponta do nariz e remodelei a orelha. Também acentuei o sorriso e mudei um pouco a posição das sobrancelhas.

5. Suavize

Caso as superfícies fiquem meio acidentadas você pode usar a Pucker tool ('S')para alizá-las. Use um pincel pequeno e reduza a zero as opções Brush Density e Brush Rate e pinte o contorno, com cuidado, até acertar as imperfeições.

 

 

6. Desfazer
Caso as transformações fiquem terríveis (e, pode acreditar, elas ficam) não é o fim do mundo. Pinte com a Reconstruct tool (‘R’)nas áreas que deseja refazer para desfazer as modificações. Se você ativar a opção Show Mesh poderá vê-lo voltar a sua posição original enquanto usa a ferramenta.

7. Mais volume
Para aumentar o volume de certas áreas, nesse caso as maçãs do rosto, use a Bloat tool (‘B’). Selecione-a e vá pintando como se fizesse pontos assim não deixamos marcas de ‘arraste’ nos pixels.

 

8. Estrutura
Lembre-se de manter a estrutura da imagem original. No caso de pessoas e animais, se você se basear na anatomia dos músculos terá resultados mais realistas. Caso contrário, explore e crie novas proporções. Você verá como qualquer um pode se tornar um mestiço vulcaniano.

9. Salvando
Clique em Save Mesh para salvar suas alterações e escolha um lugar no seu HD. Pode ser muito útil se você pretende refazer o Liquify na mesma imagem posteriormente. Você pode abrir a imagem e, instantaneamente aplicar as modificações. Excelente para experimentações.

 

10. Depois do ‘Ok’
Em alguns casos você pode acabar entortando coisas que não deveria, muitas vezes isso corre no fundo das imagens. Compare com o original e veja o que não deveria ter sido alterado. Em nosso caso, um degradê reto no fundo ficou arredondado. Crie uma máscara na camada com o Liquify e remova o fundo alterado substituindo-o pelo original.

DICA
Você vai perceber que podem ficar algumas marcas de ‘arraste’ nos pixels, então procure usar o filtro Liquify antes de fazer os retoques, assim você pode corrigí-las nessa etapa.

 

Fonte: http://www.photoshopcreative.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comments